Nesta sexta-feira, a Diaconia receberá a visita de um grupo de jovens noruegueses que coordenam a Campanha Internacional Dia do Trabalho (OPERASJON DASVERK) deste ano, cujo tema é “Direito à Cidade”. A Campanha é uma das ações da Cooperação Internacional Ajuda da Igreja da Noruega (AIN Noruega) que consiste na mobilização de jovens estudantes para arrecadação de dinheiro e engajamento político dos jovens noruegueses através da realização de trabalhos durante um dia. Os recursos arrecadados são destinados durante um período de cinco anos, as organizações cadastradas na campanha para serem investidos em ações relacionadas com o tema abordado. Com a visita desta sexta-feira os jovens coordenadores da Campanha Dia do Trabalho poderão conhecer as ações que serão beneficiadas com os recursos arrecadados neste ano.
A programação se inicia nesta sexta-feira pela manhã com uma conversa institucional entre a equipe do Programa de Apoio a Criança e ao Adolescente (PPCA) e os jovens representantes da Ação. Em seguida o grupo irá conhecer as instalações do Centro de Comunicação da Juventude de Recife (CCJ) e prestigiar as oficinas de fotografia e vídeo realizadas pelos (as) jovens educadores(as). No início da tarde o grupo conhecerá o Grupo de Saúde Condor e Cabo Gato localizado na comunidade de Peixinhos. Além de conhecerem o Nascedouro, a visita percorrerá outros pontos da comunidade, como o Rio Beberibe.
O roteiro da visita se encerra no Morro da Conceição onde os noruegueses conhecerão o Grupo Quebra Kabeça que surgiu da necessidade de alguns jovens da comunidade de se mobilizar e protagonizar ações para melhoria de sua qualidade de vida na periferia. Para o Joselito Costa - Técnico de Programa Social da Diaconia, são grandes as expectativas quanto à visita, “Primeiro eu espero que sejam bem recebidos pela Diaconia e por nossos parceiros. Depois espero que consigam aproveitar ao máximo, o pouco de tempo para conhecer intensamente o nosso trabalho, sentirem a nossa energia. E por fim, espero que esta visita abra portas para fortalecer a nossa ação com as juventudes e que essa troca iniciada nesta sexta-feira não fique apenas nessa data mas, se estenda por muito tempo”.
A Diaconia participa pela terceira vez da Campanha Internacional Dia do Trabalho (OPERASJON DASVERK), a primeira parceria se deu no ano de 2005. Naquele ano, o tema trabalhado foi “Tráfico de Seres Humanos”. Com o recurso adquirido a instituição realizou trabalhos de sensibilização de jovens visando orientá-los a respeito do problema do Tráfico de Seres Humanos; formação de lideranças para multiplicação de informações; incentivo a iniciação profissional de jovens em situação de exposição ao tráfico de pessoas; desenvolveu ações de mobilização comunitária; além de orientar a população sobre como fazer denúncia deste tipo de crime; e incentivar o debate sobre a questão nos espaços de políticas públicas, como por exemplo, o Comitê de Combate ao Tráfico de Seres Humanos e a Rede de Combate ao Tráfico de Pessoas. Essas ações foram realizadas nas cidades do Recife, Olinda e Fortaleza(CE), este último município será o próximo destino da coordenação da Campanha do Dia do Trabalho.
Para os próximos cinco anos, a Diaconia pretende investir os recursos adquiridos com a Campanha Internacional – Dia do Trabalho no fortalecimento do Centro de Comunicação da Juventude (CCJ). o propósito é promover o acesso das juventudes as linguagens de comunicação para que possam usá-las como ferramenta de articulação e divulgação das suas reivindicações por uma cidade melhor. De acordo com Técnico – Joselito Costa, A Diaconia tem outras ações pensadas para mobilizar as juventudes a cerca da luta pelo “Direito à Cidade”, nós pretendemos contribuir para que as juventudes pautem essa questão nos espaços de controle social os quais ocupam. Também iremos desenvolver atividades com o objetivo de incentivar que as lideranças jovens ocupem espaços estratégicos de debate e proposição, como a Rede da Juventude Pelo Meio Ambiente ( REJUMA.
Na cidade do Recife(PE) as juventudes enxergam uma série de necessidades para que a localidade seja de todos(as). Por exemplo, o jovem Marco Aurélio, sai de bicicleta todos os dias de casa, na Comunidade da Bomba do Hemetério, para o curso no CCJ bairro de Casa Amarela. Ao todo, são 4 km, grande parte deles percorrido em trânsito carregado e em meio aos carros, já que a ciclovia não é demarcada e por isso, ninguém respeita. Outro dia Marco Aurélio foi atropelado por um carro e fraturou o fêmur (osso) da perna esquerda. O jovem desabafa:
“é um absurdo! As ciclovias não serem demarcadas e com isso, os carros não respeitam os ciclistas e nem as leis de trânsito. O motorista além de avançar a área reservada para ciclistas, ainda estava falando ao celular em pleno trânsito quando me atropelou. A cidade deve garantir o direito à ciclovia para todos e todas, pois, esse meio de transporte, inclusive, é mais saudável e uma boa alternativa.
Em Setembro deste ano, uma jovem liderança ligada ao Programa de Apoio a Criança e Adolescentes (PPCA) em Fortaleza(CE), juntamente com um represente da Diaconia irá para a Noruega participar das atividades da Campanha do Dia do Trabalho. Lá, essa liderança fará palestras sobre temas de interesse das juventudes bem como conhecerá as diversas experiências dos(as) jovens noruegueses(as).
O que é o ccj
O CCJ é um projeto desenvolvido por várias instituições e projetos sociais da Região Metropolitana do Recife que oferece formação para jovens de comunidades populares em vídeo, webdesigner e fotografia. Além da formação técnica, os jovens são estimulados a desenvolverem visão crítica sobre os meios de comunicação no Brasil e no mundo.
O que é o Projeto Peixeart
O Projeto Peixearte foi pensado pelo Fórum das Entidades de Peixinhos e Diaconia a partir do Diagnóstico Rápido Urbano e Participativo (DRUP) que conseguiu identificar a necessidade da comunidade na perspectiva de atender 300 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias com objetivo de inclusão social Depois de quase 05 anos de existência do Projeto, hoje existem três grupos dentro do Peixearte, Aprendizes da Leitura grupo com 14 jovens que passam por um processo de formação na área de educação popular, Grupo Cultural nos Oito pés de Quadrão que é um grupo de adolescentes que trabalha com expressões artísticas com foco maior em teatro e literatura de cordel, Pedra do Mangue que é um grupo de mães, jovens e pessoas da comunidade que trabalham na perspectiva de geração trabalho e renda e trabalham com mosaico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário