Translate

sábado, 29 de março de 2014

Projeto Cartão Vermelho previne contra exploração sexual na Copa
FOTO: DIVULGAÇÃO

Por Erika Amanda*, com edição de Higor Gonçalves**
A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil vai afetar negativamente a população das comunidades de periferia das cidades que sediarão os jogos. As crianças, os adolescentes e jovens, que já se encontram em contextos de violação de direitos, estarão ainda mais vulneráveis no período do mundial. Pensando na prevenção à exploração sexual de meninas, meninos, adolescentes e jovens no contexto da Copa do Mundo de 2014, e na conscientização da sociedade sobre esta triste realidade, a Diaconia lança, nestes meses que antecedem o início do megaevento, o Projeto “Cartão Vermelho para a Exploração Sexual”. 

Fruto de parceria com a Obra Missionária Evangélica Luterana na Baixa Saxônia (OMEL), a iniciativa tem como público-alvo direto 100 crianças, adolescentes e jovens de comunidades periféricas de Fortaleza (Bom Jardim e Jangurussu) e do Recife (Morro da Conceição). O objetivo é desenvolver atividades educativas de sensibilização, prevenção e disseminação de informação sobre o tema, com crianças, adolescentes e suas famílias. O projeto contemplará também as escolas públicas locais, dará visibilidade ao problema e promoverá intervenção político-cultural em espaços públicos. Na capital cearense, a Diaconia contará com parceria da Rede de Articulação do Jangurussu e Ancuri (REAJAN), do Projeto Bom Jardim com Arte (Bomjart) e do Coletivo de Cultura Juvenil (CCJ). Já no Recife, a entidade terá o apoio do Grupo Juvenil Quebra Kabeça.

Na última terça-feira, 25, o Projeto “Cartão Vermelho para a Exploração Sexual” foi apresentado para cerca de 35 pessoas, na Associação do Conselho de Moradores do Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, no Recife. O encontro de sensibilização reuniu a equipe da Unidade Territorial da Diaconia na Região Metropolitana do Recife, integrantes do Grupo Quebra Kabeça e familiares de estudantes da escola estadual Padre João Barbosa e da escola municipal Júlio Vicente. O jovem Ewerton Antônio, do Grupo Quebra Kabeça, deu início à apresentação destacando a proposta. “No encontro, percebi a satisfação que as famílias tinham com a chegada do projeto”, contou. “E não tem nada melhor do que ver o quanto o ‘Cartão Vermelho’ será impactante na vida das pessoas”, completou.

“Estima-se que no período da Copa do Mundo o público infanto-juvenil ficará mais vulnerável à exploração sexual, devido a grande movimentação de pessoas e turistas na cidade. Mesmo estando longe da Arena Pernambuco (local da realização dos jogos), as crianças e adolescentes da comunidade do Morro da Conceição, de alguma forma serão impactadas pela movimentação, considerando que a comunidade faz parte do turismo religioso da cidade e está às margens de um dos corredores que dão acesso à Arena,” destacou o assessor político-pedagógico Joselito Coutinho. Após a apresentação do Projeto foi oferecido um café da manhã aos participantes.

Oficinas - Nesta quinta-feira (27), foram iniciadas no Recife as oficinas sócio educativas do projeto, que acontecerão também nos dias 31 de março, e na primeira semana de abril (02 e 04), sempre no horário de 16h às 18h. Voltados ao público infanto-juvenil, os encontros contarão com atividades lúdicas como: desenho, pintura, artes plástica, contação de histórias, jogos teatrais, confecção de cordéis, danças infantis e apresentação de vídeos. 

As oficinas serão desenvolvidas nas escolas Padre João Barbosa e Júlio Vicente, com o acolhimento do Grupo Quebra Kabeça e equipe da Diaconia.  Nos encontros, um grupo de crianças, adolescentes e jovens irá desenvolver pinturas e desenhos que se transformarão em cartões postais sobre temáticas de incidência política. O produto será distribuído no Aeroporto Internacional dos Guararapes e na orla da Praia de Boa Viagem, locais de grande concentração de turistas. 

Não Desvie o Olhar - Também pensando no combate ao crime de exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife aderiu, na última terça-feira (25), à campanha internacional "Não Desvie o Olhar". A cerimônia oficial aconteceu no auditório do Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco (Cefospe), e contou com a presença da equipe Unidade Territorial da Diaconia na Região Metropolitana do Recife.
* Erika Amanda é estagiária do setor de Comunicação da Diaconia. ** Higor Gonçalves é assessor de comunicação da Diaconia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário