Translate

domingo, 18 de outubro de 2015

Oficina sobre preconceito racial


No último sábado 17 de outubro o Grupo Quebra Kabeça, retornou as atividades com o grupo de adolescentes saber mais, o encontro teve a finalidade de trocar ideias sobre preconceito racial. À tarde do sábado no Morro da Conceição iniciou com um alongamento, com intuito de acordar o corpo, em seguida a ideia foi responder a seguinte pergunta: Quem sou eu? a proposta foi para que os/as adolescentes apresentasse um pouco das suas características, este foi o ponto de partida para o diálogo, a partir desta breve apresentação para perceber se os/as adolescentes colocaria dentre suas características a questão da cor.
Já era de se esperar que não se abordasse essa questão em suas apresentações, por questões que vivenciamos no cotidiano, devido aos fatos que  ocorreram na história de violação de direitos que o negro passou e ainda se perpetua na sociedade atual.  Se afirmar negro/a é um ato politico e de resistência a toda forma de opressão que essa parcela da população vivenciou e vivencia

“Não é uma questão fácil se afirmar, quando nos afirmamos negra assumimos toda carga histórica” Marília Gabriela- Integrante do Grupo Quebra Kabeça.
A atividade foi uma introdução ao tema, à conversa proporcionou vários olhares e reflexões a cerca do problema abordado. Este momento trouxe a tona questões que os/as adolescentes vivencia na escola, casa, com a família e no convívio com os/as amigos/as. Assim, o dialogo foi bastante propositivo para que estes jovens possam entender, questionar e criticar os problemas sociais que estão ao seu redor e que de certa forma atingi diretamente ou indiretamente.  
Obs; Nos próximos encontros os/as adolescentes continuaram o processo de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário